segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Happy birthday

Uma das principais diferenças que eu notei logo de cara foram as festas de aniversário. Elas se classificam em três tipos básicos: crianças, jovens e adultos "maduros". Antes de mais nada, quero deixar claro que tudo que eu vou falar nesse blog, são relatos das minhas experiências de uma maneira irônica, exagerada e cômica.
Nas festas infantis logo no começo eles já cantam parabéns e comem o bolo, algo que ainda acho estranho. Na primeira festa q eu fui, quando começaram a acender as velas do bolo (cerca de uns 45 minutos depois do horário de inicio), minha reação foi pensar: ué, já acabou? Depois eles colocam alguns salgadinho e docinhos na mesa, mas nada como no Brasil, com aquela fartura. Tudo bem "econômico". As bebidas variam entre chá e refrigerante. Mas nada em cima da mesa pra você se servir a vontade. Um copo é oferecido quando você chega, e a cada uma hora eles perguntam se você quer mais. Por tanto, beba bem devagar, pq se vc beber rápido, pode ficar com sede nos próximos 40 minutos. Haha
Já nas festas do pessoal jovem, eu não vi diferença pra festas brasileiras. Muita cerveja, refrigerantes, sucos e blá blá blá. A comida é na maioria das vezes chips (estilo elma chips). Bem simples, fácil e barato. Nesse ponto eu já me adaptei também, virei preguiçosa e mando ver nas batatinhas pros convidados. Eu que não vou me matar pra fazer salgadinho brasileiro e eles nem gostarem.
As festas de aniversário do pessoal de idade mais avançada são as "estranhas". Quando vc chega, o dono da casa passa um prato com uns docinhos típicos holandeses, ou seja, recheio de chantilly. Hahaha. Nessa hora você tem cerca de 7 segundos pra pensar rápido e escolher um. Mas escolha direito, pq você só verá esses docinhos novamente quando eles forem oferecidos pro próximo convidado que chegar. Nesse meio tempo, eles te oferecem um chá, ou quem sabe um café? Lógico que existem mais opções como cerveja, vinhos, sucos ou refrigerantes, mas um holandês que se preze pede "quase sempre" um café ou chá. Ah, detalhe, o café é preto e sem açúcar (pelo menos é assim que a maioria deles bebe). Quase no final da festa, eles tem oferecem um pedaço de torta. Aprecie bem devagar cada mordida, pq o pedaço é pequeno e filho único. 
No geral as festas não são ruins. Mas pra um típico brasileiro aproveitar uma festa holandesa, seja ela qual for, existe apenas uma dica que eu possa dar..... Coma, mas coma muito antes de sair de casa. Eu não sei se a falta de comida é uma questão de tradição ou pra economizar. Só sei que a fartura brasileira de comer em festas até quase explodir, me faz falta aqui. 
Não posso me esquecer também do tradicional GEFELICITEERD (parabéns em holandês) para todos os convidados da festa. Pois é, quando você chegar em um aniversário e for comprimentar cada pessoa com os famoso três beijinhos na bochecha, tem que dar parabéns pra cada um. Vai entender esses cheese heads! Hahahah

Xoxo
C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário